Teatro

AS PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DO CAMPO DO TEATRO COM INTERFACES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS.

 

Como proposta para o 4º bimestre apresentamos uma sequência didática em se propõe o estudo sobre algumas das profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais, procurando garantir aos alunos momentos de produção, reflexão e fruição estética, por meio de processos educativos que percorrerão os territórios dos saberes estéticos e culturais, materialidade e processo de criação. Serão desenvolvidas pesquisas e experimentações em teatro, atuando com processos colaborativos na criação/produção artística e seus registros. Assim, durante os estudos e nas ações expressivas, os alunos serão solicitados a utilizar os conhecimentos sobre a linguagem teatral adquiridos nos anos anteriores da sua escolaridade, sendo instigados a pesquisar e identificar as estruturas que envolvem a montagem de um espetáculo teatral de animação e os profissionais nela envolvidos. Também serão levados a operar com diferentes ferramentas digitais – editores de textos, apresentação multimídia, Software, sites, rede social – nas pesquisas e nos registros das ações vivenciadas, proporcionando uma relação de proximidade com o fazer artístico e possibilitando a construção de novos significados estéticos.

Com a utilização de uma metodologia de pesquisa orientada da web (WebQuest), os alunos investigarão algumas das profissões do campo do teatro que tenham interfaces em tecnologias digitais.

Em seguida, dentro de um processo de criação coletiva, também pesquisarão sobre o Teatro de Animação e os profissionais que se utilizam das tecnologias digitais na produção e apresentação de um espetáculo teatral desse gênero. Os resultados das pesquisas e experimentações subsidiarão o processo de criação, que serão compartilhados por meio de recursos multimídia.

Dessa forma, pretende-se ampliar, por meio de pesquisas e estudos, os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem do teatro e a diversidade do campo de atuação dos profissionais envolvidos na produção de um espetáculo teatral; profissões com funções técnicas, de comunicação e imagem, artísticas e administrativas.

Durante os estudos serão destacados os profissionais que exercem funções artísticas e técnicas, dentre elas o dramaturgo, o bonequeiro, o iluminador, o sonoplasta, o cenógrafo, o aderecista, o ator-manipulador/animador e o chefe de audiovisuais. A intenção é propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de: investigar por meio de pesquisas as profissões existentes no campo do teatro necessárias para a produção de um espetáculo de Teatro de Animação; reconhecer as profissões existentes no campo do teatro para compreender a atuação desses profissionais no mercado de trabalho; perceber as influências do uso da tecnologia digital nas cenas teatrais, característica de uma nova teatralidade; observar as tendências cênicas apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais, em diálogo com a poética pessoal e processos coletivos e/ou colaborativos.

Durante o desenvolvimento das proposições, serão utilizados os softwares: Audacity e Virtual DJ, na abordagem da sonoplastia; Software Educacional “Vamos Escrever!: projetos de escrita interativa” para criação de roteiros e Movie Maker para edição áudio-visual.

 

Bom trabalho!